Psicossomática Psicanalítica
Cada vez que nos deparamos com situações em que psiquicamente, não temos condições de representações, ou seja, de entendimento, que nos foi excessivo, temos algumas formas de externalizar isso, uma delas é o adoecimento do corpo, e esse adoecimento do corpo, sendo ele um sintoma mais palpável, vem como representação desse excesso, de algo que psiquicamente, não demos conta. A esse processo damos o nome de Psicossomatizações ou mais popular, doenças Psicossomatizadas.
Na clínica há várias doenças nas quais os pacientes nos procuram, pois em sua grande maioria, já vem sendo medicado, acompanhado por outros profissionais da área da saúde, porém nem sempre há melhoras consideráveis, mesmo respaldado com todo aparato medicamentoso. Estando o corpo totalmente conectado a nossa mente, passamos a trabalhar as questões emocionais desse paciente, na tentativa de entender qual situação deu início aos sintomas, para que assim possamos construir juntos o significado desse adoecimento.
Na verdade, as doenças psicossomáticas, estão muito mais presentes na vida das pessoas do que se pode imaginar, elas podem acometer as pessoas em qualquer fase da vida. Há pessoas que começam a adoecer desde bebês inclusive, e assim passam pela vida com esse modo de funcionamento psíquico.